{"id":17024,"date":"2026-10-09T09:26:34","date_gmt":"2026-10-09T12:26:34","guid":{"rendered":"https:\/\/fmis-law.com.br\/?p=17024"},"modified":"2026-10-09T09:26:34","modified_gmt":"2026-10-09T12:26:34","slug":"stf-exclui-credito-presumido-de-icms-da-base-do-pis-e-da-cofins","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/stf-exclui-credito-presumido-de-icms-da-base-do-pis-e-da-cofins\/","title":{"rendered":"STF exclui cr\u00e9dito presumido de ICMS da base do PIS e da Cofins"},"content":{"rendered":"<p>O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, pela exclus\u00e3o dos cr\u00e9ditos presumidos de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS e da Cofins. O julgamento foi realizado no Recurso Extraordin\u00e1rio (RE) 835.818, Tema 843 da repercuss\u00e3o geral, que discutia a possibilidade de inclus\u00e3o dos cr\u00e9ditos presumidos de ICMS concedidos pelos Estados e pelo Distrito Federal na base de c\u00e1lculo das contribui\u00e7\u00f5es federais.<\/p>\n<p>Entendimento do STF<\/p>\n<p>Prevaleceu o entendimento de que os cr\u00e9ditos presumidos de ICMS n\u00e3o constituem receita ou faturamento para fins de incid\u00eancia do PIS e da Cofins. O benef\u00edcio fiscal, segundo a orienta\u00e7\u00e3o firmada pelo Supremo, n\u00e3o representa ingresso de nova riqueza decorrente da atividade empresarial que possa ser enquadrado no conceito constitucional de receita utilizado como base para a incid\u00eancia das contribui\u00e7\u00f5es.<\/p>\n<p>O julgamento tamb\u00e9m envolve uma relevante discuss\u00e3o sobre o federalismo fiscal, especialmente quanto aos efeitos que a tributa\u00e7\u00e3o federal pode produzir sobre incentivos fiscais concedidos pelos Estados e pelo Distrito Federal no exerc\u00edcio de suas compet\u00eancias tribut\u00e1rias.<\/p>\n<p>Com a conclus\u00e3o do julgamento, o STF firmou entendimento em sede de repercuss\u00e3o geral acerca da impossibilidade de inclus\u00e3o dos cr\u00e9ditos presumidos de ICMS na base de c\u00e1lculo do PIS e da Cofins.<\/p>\n<p>Impactos para as empresas<\/p>\n<p>A decis\u00e3o estabelece importante par\u00e2metro para os processos judiciais e administrativos que discutem a incid\u00eancia de PIS e Cofins sobre cr\u00e9ditos presumidos de ICMS.<\/p>\n<p>Para as empresas que usufruem desse tipo de benef\u00edcio fiscal, o entendimento firmado pelo STF torna relevante a revis\u00e3o dos procedimentos de apura\u00e7\u00e3o das contribui\u00e7\u00f5es, bem como a an\u00e1lise dos efeitos da decis\u00e3o sobre per\u00edodos anteriores e sobre eventuais discuss\u00f5es judiciais ou administrativas em curso.<\/p>\n<p>Tamb\u00e9m \u00e9 importante avaliar, em cada caso concreto, os reflexos da decis\u00e3o sobre valores eventualmente recolhidos indevidamente e a exist\u00eancia de medidas necess\u00e1rias para o aproveitamento de cr\u00e9ditos ou recupera\u00e7\u00e3o de valores, observados os respectivos prazos e as condi\u00e7\u00f5es aplic\u00e1veis.<\/p>\n<p>A equipe tribut\u00e1ria do FMIS Law acompanha os desdobramentos do julgamento e os impactos da decis\u00e3o para as empresas benefici\u00e1rias de cr\u00e9ditos presumidos de ICMS.<\/p>\n<p>Fonte: Supremo Tribunal Federal \u2013 RE 835.818 (Tema 843 da repercuss\u00e3o geral).<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, pela exclus\u00e3o dos cr\u00e9ditos presumidos de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS e da Cofins. O julgamento foi realizado no Recurso Extraordin\u00e1rio (RE) 835.818, Tema 843 da repercuss\u00e3o geral, que discutia a possibilidade de inclus\u00e3o dos cr\u00e9ditos presumidos de ICMS concedidos pelos Estados e pelo Distrito [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":17025,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":"","_links_to":"","_links_to_target":""},"categories":[67],"tags":[],"class_list":["post-17024","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-direito-tributario"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/17024","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=17024"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/17024\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":17026,"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/17024\/revisions\/17026"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/17025"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=17024"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=17024"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/fmis-law.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=17024"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}